ANÁLISE ECONÔMICA DOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO E DA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA NO JUIZADO ESPECIAL: INCENTIVOS, RESPONSABILIDADE E O PAPEL CRÍTICO DA COOPERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.62248/8x6kya71Palavras-chave:
Juizado Especial Cível. Processos de Execução. Cumprimento de Sentença. Efetividade Processual. Princípio da Cooperação. Gratuidade da Justiça. Análise Econômica do Direito.Resumo
Este artigo analisa os processos de execução e a fase de cumprimento de sentença nos Juizados Especiais Cíveis (JEC), bem como a influência da gratuidade da justiça. Objetiva-se discutir os desafios para a efetividade dessas etapas processuais e ressaltar o dever de cooperação das partes e do magistrado como instrumento para otimizar a satisfação do crédito, especialmente em um ambiente de gratuidade. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica e documental, com análise crítica dos princípios processuais, da Análise Econômica do Direito e da legislação pertinente. Conclui-se que a efetividade dos processos de execução e da fase de cumprimento de sentença nos JEC exige uma mudança de cultura processual, onde a cooperação é crucial para mitigar os custos sociais do litígio e garantir uma justiça célere e eficiente.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
BRASIL. Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Justiça em números 2025: ano-base 2024. Brasília: CNJ, 2025.
CUNHA, Leonardo José Carneiro da. A colaboração do executado no processo. In: BUENO, Cássio Scarpinella; ALVIM, Teresa Arruda. (coords.). Aspectos Polêmicos da Nova Execução, v. 4. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.
DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil: introdução ao direito processual civil, parte geral e processo de conhecimento. v. 1. Salvador: Editora JusPodivm, 2015.
DIDIER JR., Fredie. Os três modelos de direito processual: inquisitivo, dispositivo e cooperativo. Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 49, p. 89-99, jul./set., 2013.
JOBIM, Marco Félix; PEÑA, Ricardo Chemale Selistre. Reflexões sobre a efetividade da tutela executiva: cumprimento de sentença e processo de execução em debate. In: ASSIS, Araken de; BRUSCHI, Gilberto Gomes. (coords.). Processo de Execução e cumprimento da sentença: temas atuais e controvertidos, v. 3. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2022.
MARTHINS-COSTA, Judith. A boa-fé no direito privado: critérios para a sua aplicação. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
MITIDIERO, Daniel. Colaboração no processo civil: Pressupostos sociais, lógicos e éticos. 2ª. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.
STRECK, Lenio Luiz. Compreender o Direito: desvelando as obviedades do discurso jurídico. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.
TARUFFO, Michele. La vertità nel processo. Derecho procesal: dilemas sobre la verdade en el processo judicial/Grupo de Investigaciones em Derecho (GRID) UPB. Medellín: Universidad Pontificia Bolivariana, p. 31-48, 2014.
WOLKART, Erik Navarro. Análise econômica do processo civil: como a economia, o direito e a psicologia podem vencer a tragédia da justiça. 2ª. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2020.
FERREIRA, Mariana Jabour. Juizados especiais cíveis à luz do novo código de processo civil. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 5, e6810, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.5-120.
VIEIRA, Willian Mendes; TRENTIM, Raynan Henrique Silva. Juizado Especial Cível: a simplicidade e a informalidade para efetivar a celeridade processual. Revista
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Oto Luiz Sponholz Junior, José Henrique Siqueira Chianfa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.









