ANÁLISE ECONÔMICA DOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO E DA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA NO JUIZADO ESPECIAL: INCENTIVOS, RESPONSABILIDADE E O PAPEL CRÍTICO DA COOPERAÇÃO

Autores

  • Oto Luiz Sponholz Junior Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Autor
  • José Henrique Siqueira Chianfa Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Autor

DOI:

https://doi.org/10.62248/8x6kya71

Palavras-chave:

Juizado Especial Cível. Processos de Execução. Cumprimento de Sentença. Efetividade Processual. Princípio da Cooperação. Gratuidade da Justiça. Análise Econômica do Direito.

Resumo

Este artigo analisa os processos de execução e a fase de cumprimento de sentença nos Juizados Especiais Cíveis (JEC), bem como a influência da gratuidade da justiça. Objetiva-se discutir os desafios para a efetividade dessas etapas processuais e ressaltar o dever de cooperação das partes e do magistrado como instrumento para otimizar a satisfação do crédito, especialmente em um ambiente de gratuidade. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica e documental, com análise crítica dos princípios processuais, da Análise Econômica do Direito e da legislação pertinente. Conclui-se que a efetividade dos processos de execução e da fase de cumprimento de sentença nos JEC exige uma mudança de cultura processual, onde a cooperação é crucial para mitigar os custos sociais do litígio e garantir uma justiça célere e eficiente.

Biografia do Autor

  • Oto Luiz Sponholz Junior, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

    Oto Luiz Sponholz Junior - Juiz de Direito no TJPR. Especialista em Direito Societário pela UFPR. Mestre em Direito pela UNICURITIBA. Doutorando em Direito Empresarial pela UNICURITIBA. Ex-Auditor do TJDPR e Ex-Advogado.

  • José Henrique Siqueira Chianfa, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

    Técnico Judiciário no TJPR. Graduando em Direito pela UEL.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Justiça em números 2025: ano-base 2024. Brasília: CNJ, 2025.

CUNHA, Leonardo José Carneiro da. A colaboração do executado no processo. In: BUENO, Cássio Scarpinella; ALVIM, Teresa Arruda. (coords.). Aspectos Polêmicos da Nova Execução, v. 4. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil: introdução ao direito processual civil, parte geral e processo de conhecimento. v. 1. Salvador: Editora JusPodivm, 2015.

DIDIER JR., Fredie. Os três modelos de direito processual: inquisitivo, dispositivo e cooperativo. Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 49, p. 89-99, jul./set., 2013.

JOBIM, Marco Félix; PEÑA, Ricardo Chemale Selistre. Reflexões sobre a efetividade da tutela executiva: cumprimento de sentença e processo de execução em debate. In: ASSIS, Araken de; BRUSCHI, Gilberto Gomes. (coords.). Processo de Execução e cumprimento da sentença: temas atuais e controvertidos, v. 3. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2022.

MARTHINS-COSTA, Judith. A boa-fé no direito privado: critérios para a sua aplicação. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

MITIDIERO, Daniel. Colaboração no processo civil: Pressupostos sociais, lógicos e éticos. 2ª. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

STRECK, Lenio Luiz. Compreender o Direito: desvelando as obviedades do discurso jurídico. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

TARUFFO, Michele. La vertità nel processo. Derecho procesal: dilemas sobre la verdade en el processo judicial/Grupo de Investigaciones em Derecho (GRID) UPB. Medellín: Universidad Pontificia Bolivariana, p. 31-48, 2014.

WOLKART, Erik Navarro. Análise econômica do processo civil: como a economia, o direito e a psicologia podem vencer a tragédia da justiça. 2ª. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2020.

FERREIRA, Mariana Jabour. Juizados especiais cíveis à luz do novo código de processo civil. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 5, e6810, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.5-120.

VIEIRA, Willian Mendes; TRENTIM, Raynan Henrique Silva. Juizado Especial Cível: a simplicidade e a informalidade para efetivar a celeridade processual. Revista

Publicado

19.11.2025

Como Citar

SPONHOLZ JUNIOR, Oto Luiz; CHIANFA, José Henrique Siqueira. ANÁLISE ECONÔMICA DOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO E DA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA NO JUIZADO ESPECIAL: INCENTIVOS, RESPONSABILIDADE E O PAPEL CRÍTICO DA COOPERAÇÃO. REVISTA JURÍDICA GRALHA AZUL - TJPR, [S. l.], v. 1, n. 32, 2025. DOI: 10.62248/8x6kya71. Disponível em: https://revista.tjpr.jus.br/gralhaazul/article/view/307.. Acesso em: 3 dez. 2025.