ENTRE TOGAS E PALCOS: O USO PEDAGÓGICO DE NARRATIVAS E ENCENAÇÕES NA FORMAÇÃO EM ESCOLAS JUDICIAIS

Autores

  • Barbara Lucia Tiradentes de Souza Autor
  • Elisangela Veiga Pontes Autor
  • Carlos Giovani Pinto Portugal Autor

DOI:

https://doi.org/10.62248/m966dm40

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Narrativas; Encenações; Formação Jurídica; Democracia.

Resumo


Este artigo investiga a aplicação de metodologias ativas, especificamente narrativas e encenações, na formação de operadores do Direito em escolas judiciais brasileiras. A partir de uma abordagem qualitativa e interpretativista, são analisadas experiências de instituições como ENFAM, EJUD-PR, EMAP, EMATRA-PR, FEMPAR e ESMAFE, evidenciando a eficácia dessas práticas na promoção de uma formação jurídica crítica, ética e humanista. Os resultados confirmam que tais metodologias contribuem para a construção de uma cultura jurídica mais sensível e comprometida com os direitos fundamentais e a democracia. Sugestões de melhoria incluem a capacitação docente, a criação de laboratórios pedagógicos e o fortalecimento de redes colaborativas.

Biografia do Autor

  • Barbara Lucia Tiradentes de Souza

    Doutoranda em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), da CAPES. Membro do Núcleo de Pesquisa Jurisdição e Democracia do UniBrasil. Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu norte americano da AMBRA University - Fl/ USA. Especialista em Direito Aplicado pelo Programa de Pós-Graduação lato sensu da Escola da Magistratura do Paraná - EMAP, Curitiba/Pr. Especialista em Gestão Pública com habilitação em Gestão de Pessoas pelo Programa de Pós-Graduação lato sensu do IFPR. Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação lato sensu do Centro
    Universitário Barão de Mauá. Graduada em Direito pela PUCPR e em Letras Português-Inglês pela FIAR.

  • Elisangela Veiga Pontes

    Advogada. Graduada em Direito e Relações Internacionais pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil- UniBrasil.

  • Carlos Giovani Pinto Portugal

    Doutorando em Direitos Fundamentais e Democracia pelo PPGD – UniBrasil. Bolsista do PROSUP, da CAPES. Advogado. Professor de Direito Civil no Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Referências

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Publicado

07.10.2025

Como Citar

DE SOUZA, Barbara Lucia Tiradentes; PONTES, Elisangela Veiga; PORTUGAL, Carlos Giovani Pinto. ENTRE TOGAS E PALCOS: O USO PEDAGÓGICO DE NARRATIVAS E ENCENAÇÕES NA FORMAÇÃO EM ESCOLAS JUDICIAIS. REVISTA JURÍDICA GRALHA AZUL - TJPR, [S. l.], v. 1, n. 30, 2025. DOI: 10.62248/m966dm40. Disponível em: https://revista.tjpr.jus.br/gralhaazul/article/view/225.. Acesso em: 12 out. 2025.