ENTRE TOGAS E PALCOS: O USO PEDAGÓGICO DE NARRATIVAS E ENCENAÇÕES NA FORMAÇÃO EM ESCOLAS JUDICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.62248/m966dm40Palavras-chave:
Metodologias Ativas; Narrativas; Encenações; Formação Jurídica; Democracia.Resumo
Este artigo investiga a aplicação de metodologias ativas, especificamente narrativas e encenações, na formação de operadores do Direito em escolas judiciais brasileiras. A partir de uma abordagem qualitativa e interpretativista, são analisadas experiências de instituições como ENFAM, EJUD-PR, EMAP, EMATRA-PR, FEMPAR e ESMAFE, evidenciando a eficácia dessas práticas na promoção de uma formação jurídica crítica, ética e humanista. Os resultados confirmam que tais metodologias contribuem para a construção de uma cultura jurídica mais sensível e comprometida com os direitos fundamentais e a democracia. Sugestões de melhoria incluem a capacitação docente, a criação de laboratórios pedagógicos e o fortalecimento de redes colaborativas.
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