- ESCOLARIZAÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS -Ensino Híbrido e os desafios da educação dos povos indígenas no Estado Democrático de Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62248/rk955v82

Palavras-chave:

educação; povos originários; educação indígena; educação indígena brasileira; ensino híbrido; hibridação; culturas híbridas.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral perquirir o processo de concretização do direito à educação escolar pelos povos originários brasileiros, consagrados na Constituição Federal de 1988 e legislação infraconstitucional, assim como analisar os consequentes processos de modernização tecnológica para transmissão de conhecimento e os desafios para implantação do modelo de ensino híbrido às comunidades indígenas brasileiras. Utiliza-se o método dedutivo, mediante abordagens bibliográfica e documental, por meio de revisão doutrinária e da legislação alusiva ao tema. Apesar do empenho do legislador constituinte e do arcabouço legislativo infraconstitucional, a adoção de políticas públicas para o fomento da educação escolar indígena tem sido insuficiente. Por outro lado, o ensino híbrido surge como alternativa para formação de novos docentes que, a longo prazo, podem contribuir na melhoria do ensino da população indígena.

Biografia do Autor

  • Juliana Passos Dias, entro Universitário Unicuritiba.

    Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário Unicuritiba; Pós-Graduada em Direito Contemporâneo pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná-FESP; Advogada.

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Publicado

13.08.2024

Como Citar

PASSOS DIAS, Juliana. - ESCOLARIZAÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS -Ensino Híbrido e os desafios da educação dos povos indígenas no Estado Democrático de Direito. REVISTA JURÍDICA GRALHA AZUL - TJPR, [S. l.], v. 1, n. 19, 2024. DOI: 10.62248/rk955v82. Disponível em: https://revista.tjpr.jus.br/gralhaazul/article/view/64.. Acesso em: 15 mar. 2025.