EDUCAÇÃO, INTERSECCIONALIDADE E LETRAMENTO DIGITAL NA TRAJETÓRIA DE MULHERES NEGRAS
DOI:
https://doi.org/10.62248/w452g156Palavras-chave:
letramento digital; interseccionalidade; racismo estrutural; justiça algorítmica; inclusão digital; mulheres negras.Resumo
Este artigo analisa como educação, interseccionalidade e letramento digital se articulam nas trajetórias de mulheres negras, demonstrando que a disputa por conhecimento, da alfabetização formal às competências digitais e algorítmicas, constitui dimensão decisiva de cidadania, participação política e acesso a direitos. Adota-se abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental, combinando perspectiva histórica e comparada por meio de quatro trajetórias: Bernardina Rich e Mary Ellen Pleasant, no século XIX/início do XX, e Nina da Hora e Joy Buolamwini, na sociedade digital. Argumenta-se que a inclusão digital não pode ser reduzida a conectividade ou uso instrumental de ferramentas, pois envolve competências multidimensionais e capacidade crítica de compreender, contestar e influenciar sistemas técnicos que classificam, hierarquizam e automatizam decisões. À luz da interseccionalidade, sustenta-se que o racismo estrutural atravessa a educação digital, produzindo exclusões racializadas e analfabetismo algorítmico, com impactos jurídicos concretos. Conclui-se pela necessidade de políticas públicas e arranjos de governança tecnológica orientados à justiça social, transparência e controle democrático, capazes de ampliar a autonomia e evitar a reprodução automatizada de desigualdades.
Referências
AANESTAD, Margunn et al. Digital technologies and social justice. MIS Quarterly, [S.l.], 2021.
ARYAL, Ashma. From digital divide to digital empowerment: transforming marginalized communities. [S.l.]: SDG Studio, 2024.
BIANCHINI, Ana Rafaela da Silva; SALMORIA, Camila Henning. Unidas na diversidade: a força das redes sociais e hashtags na quarta onda feminista. In: SALMORIA, Camila Henning; ALESSI, Daiana Nicoletti; BAZZO, Mariana Seifert (coord.). Ressignificando o sistema: feminismo, lacunas e resistência. Curitiba: Gabriela Barreto Editora, 2024. p. 213–236.
BIROLI, Flávia. Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.
BUOLAMWINI, Joy; GEBRU, Timnit. Gender shades: intersectional accuracy disparities in commercial gender classification. Proceedings of Machine Learning Research, v. 81, p. 1–15, 2018.
CARNEIRO, Sueli. Escrevivências e o enfrentamento ao epistemicídio. In: CARNEIRO, Sueli. Sueli Carneiro: escritos de uma vida. São Paulo: Zahar, 2011.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CARVALHO, L. M. M. Reflexões sobre o letramento midiático a partir da Lei nº 14.533/2023. In: Cinema e educação digital. [S.l.], 2023.
COLLINS, Patricia Hill. Intersectionality as critical social theory. Durham: Duke University Press, 2019.
CRENSHAW, Kimberlé. Demarginalizing the intersection of race and sex. University of Chicago Legal Forum, Chicago, v. 1989, n. 1, p. 139–167, 1989.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171–188, 2002.
DA HORA, Nina. Não há neutralidade, e agora IA? Disponível em: https://www.frm.org.br/conteudo/midias-educativas/artigo/nao-ha-neutralidade-e-agora-ia. Acesso em: 8 dez. 2025.
DA HORA, Nina. Coded bias: linguagem acessível para entender vieses em algoritmos. MITTechnology Review Brasil, 30 abr. 2021. Disponível em: https://mittechreview.com.br/coded-bias-linguagem-acessivel-para-entender-vieses-em-algoritmos/. Acesso em: 8 dez. 2025.
DA HORA, Nina. Entre a utopia e a realidade: os desafios práticos da equidade na implementação da IA generativa. MIT Technology Review Brasil, 5 out. 2024. Disponível em: https://mittechreview.com.br/entre-a-utopia-e-a-realidad/. Acesso em: 8 dez. 2025.
DE ANDRADE, Sávio Pereira; LATINI, Lucas Maldonado Diz. Inclusão digital: muito além do mero acesso às tecnologias de informação e comunicação. Revista Jurídica Profissional, v. 1, n. 1, 2022.
DELGADO-BENITO, Vanesa et al. Creation of educational technology resources to raise awareness of gender violence through a service learning project. Societies, Basel, v. 15, n. 4, p. 91, 2025.
FANTIN, Monica; MARTINS, Karine Joulie. Entrelaçamentos entre cultura visual, cinema e mídia-educação. In: Cinema e educação digital. [S.l.], 2023.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HERMANSSON, Helene. Defendendo a concepção de risco objetivo. Análise de Risco, v. 1, p. 16–24, 2012.
HOOKS, bell. Feminist theory: from margin to center. Boston: South End Press, 1984.
HUDSON, Lynn M. The making of “Mammy Pleasant”: a Black entrepreneur in nineteenth-century San Francisco. Urbana: University of Illinois Press, 2003.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Retrato das desigualdades de gênero e raça. Brasília: IPEA, 2014.
LUBIS, Aldi Subhan; FAHREZA, Imam; NASUTION, Nabila Fahira. Bridging the digital divide: improving the leadership quality of women politicians through digital literacy. Wedya: Journal of Multidisciplinary, v. 1, n. 1, p. 21–28, 2024.
MARTÍNEZ-BRAVO, María Cristina; SÁDABA-CHALEZQUER, Charo; SERRANO-PUCHE, Javier. Dimensions of digital literacy in the 21st century competency frameworks. Sustainability, Basel, v. 14, n. 1867, p. 1–13, 2022.
MNKANDLA, Abigail; VOLK, John. Closing the digital gap: challenges and prospects for gender equality in South Africa. International Journal of Technology and Systems, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 27–36, 2025.
NATIONAL PARK SERVICE. Mary Ellen Pleasant. People of the Underground Railroad. Disponível em: https://www.nps.gov/people/mary-ellen-pleasant.htm. Acesso em: 17 jun. 2025.
NOBLE, Safiya Umoja. Algorithms of oppression: how search engines reinforce racism. New York: New York University Press, 2018.
RICHARDSON, Pamela Ellen; WILSON, Sarah. Evaluating a women’s digital inclusion and storytelling initiative through the lens of empowerment. Digital Geography and Society, [S.l.], v. 7, art. 100092, 2024.
SALMORIA, Camila Henning; ALVES, Daiana Allessi Nicoletti. Inclusão digital: um passo rumo à justiça algorítmica. Direito & TI, v. 2, n. 18, p. 103–119, 2024a.
SALMORIA, Camila Henning; ALVES, Daiana Allessi Nicoletti; DE OLIVEIRA, Millena Antunes. Viés algorítmico de gênero no sistema de recrutamento: o caso Amazon. Cadernos UNDB – Estudos Jurídicos Interdisciplinares, v. 7, n. 1, 2024b.
SALMORIA, Camila Henning; DE ALENCAR LIMA, Larissa Pinho. SYRI: um marco na proteção dos direitos humanos na era da inteligência artificial. Direito & TI, v. 1, n. 17, p. 32–46, 2023.
SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, v. 34, p. 28–36, 2005.
SILVA, Mariana da. Mulheres negras na educação brasileira: trajetórias de resistência. Revista Estudos da Educação Brasileira, v. 14, n. 2, p. 39–47, 2021.
UNESCO. Artificial intelligence and gender equality. Paris: UNESCO, 2020.
UNESCO. Gender equality in STEM education. Paris: UNESCO, 2020.WIKIPÉDIA. Bernardina Rich. 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardina_Rich. Acesso em: 17 jun. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danisléia da Rosa, Letícia R. M. Parucker, Camila Henning Salmoria (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.









