O IMAGINÁRIO COLETIVO DO PUNITIVISMO E DA SEGURANÇA PÚBLICA ATRAVÉS DO CONTÍNUO IDEOLÓGICO ENTRE DIREITO E ARTE: “M - O VAMPIRO DE DÜSSELDORF” E A POLÍTICA CRIMINAL
DOI:
https://doi.org/10.62248/rvkfz420Palavras-chave:
Ensino jurídico; Literatura; Justiça; Pedagogia do Direito; Epistemologia jurídica.Resumo
O artigo analisa o filme M – O Vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang, como expressão crítica do imaginário coletivo sobre punitivismo e segurança pública, inserido no contínuo ideológico entre Direito e Arte. O objetivo é demonstrar como o cinema, ao representar a crise de legitimidade do sistema penal e a tensão entre justiça estatal e popular, contribui para repensar o papel do Estado e da sociedade na punição e no ideal de justiça. Utiliza-se o método qualitativo de análise fílmica à luz da criminologia crítica e de referenciais teóricos interdisciplinares. Conclui-se que o filme, ao problematizar a atuação do sistema de justiça formal e o desejo de vingança coletiva, revela os limites do punitivismo e o potencial reflexivo da arte sobre os mecanismos de controle social.
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