RASKÓLNIKOV E JEAN VALJEAN: UMA HISTÓRIA DE CRIME, SACRIFÍCIO E REDENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62248/b9dc1t41

Palavras-chave:

Direito Penal; Sacrifício; Crime; Redenção.

Resumo

A compreensão dos fatores que motivam a prática de um delito, ou sua abstenção, não é completa se o âmbito de análise for restrito ao direito penal dogmático. Deve-se buscar, em outros contextos e domínios do conhecimento, os elementos que aproximam ou afastam o homem da prática criminosa.
A literatura, ao tratar dos grandes dilemas morais experimentados pelo homem, oferece caminhos que possibilitam reflexão sobre esse tema; e duas grandes obras da literatura mundial, “crime e castigo” e “os miseráveis” retratam como se deu a aproximação de seus personagens principais (Raskólnikov e Jean Valjean – respectivamente) com o crime, e como se deu suas redenções.
As obras, que são contemporâneas, retratam motivações distintas para prática de um delito (enquanto Raskólnikov apresenta motivações ideológicas e abstratas, Jean Valjean é movido pela necessidade concreta, impelido pela miséria).
Por outro lado, a redenção dos personagens tem um traço comum: a ligação com o amor sacrificial, seja o devotado por Sônia à Raskólnikov (na obra Russa), ou o oferecido por Jean Valjean à Cosette (na obra francesa). Em ambos os casos é possível notar a inspiração cristã dos relatos de redenção e do impacto causado pelo amor gratuito, que “não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.” (1Co 13, 5-6).

Biografia do Autor

  • Glaucio Francisco Moura Cruvinel

    Juiz de direito titular da vara da infância e da juventude da comarca de Cascavel/PR. Mestre em direito empresarial e cidadania pela UNICURITIBA. Professor universitário, tutor na Escola Judicial do Paraná (EJUD).

Referências

JOÃO. In: Bíblia Sagrada. Tradução: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 3. ed. Brasília: Edições CNBB, 2019.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e Castigo. Tradução: Oleg Almeida. 1. ed. São Paulo: Martin Claret, 2013.

HUGO, Victor. Os Miseráveis. Tradução e notas: Regina Célia de Oliveira. Edição Especial. São Paulo: Martin Claret, 2014.

PAULO. In: Bíblia Sagrada. Tradução: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 3. ed. Brasília: Edições CNBB, 2019.

Publicado

14.08.2025

Como Citar

CRUVINEL, Glaucio Francisco Moura. RASKÓLNIKOV E JEAN VALJEAN: UMA HISTÓRIA DE CRIME, SACRIFÍCIO E REDENÇÃO. REVISTA JURÍDICA GRALHA AZUL - TJPR, [S. l.], v. 1, n. 30, 2025. DOI: 10.62248/b9dc1t41. Disponível em: https://revista.tjpr.jus.br/gralhaazul/article/view/231.. Acesso em: 19 ago. 2025.