PEDAGOGIA DA EMPATIA: LEITURAS E ENCENAÇÕES DE OBRAS CLÁSSICAS BRASILEIRAS NA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E INTERDISCIPLINAR DE MAGISTRADOS

Autores

  • Renata Estorrilho Baganha Autor
  • Mércia Deodato Do Nascimento Autor

DOI:

https://doi.org/10.62248/60c9kw35

Palavras-chave:

formação de magistrados; literatura e direito; pedagogia da empatia; interdisciplinaridade; Justiça 4.0.

Resumo

O artigo analisa a integração da literatura clássica brasileira como instrumento pedagógico nas Escolas Judiciais, com base na Resolução n. 5/2025 da Enfam e no Programa Justiça 4.0 do CNJ, propondo práticas interdisciplinares para a formação humanística de magistrados. O objetivo é demonstrar como leituras, debates e encenações de obras literárias podem promover empatia, pensamento crítico e compreensão dos contextos sociais dos jurisdicionados. Adota-se um método qualitativo, de caráter propositivo, com análise normativa e construção de oficinas pedagógicas com suporte de inteligência artificial generativa. Conclui-se que a literatura é ferramenta eficaz para fortalecer competências socioculturais e éticas da magistratura, alinhando o ensino jurídico aos direitos fundamentais e à justiça inclusiva.
PALAVRAS-CHAVE:

Biografia do Autor

  • Renata Estorrilho Baganha

    Desembargadora Substituta do Tribunal de Justiça do Paraná. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Direito Francês e Europeu pela Universidade de Savoie – França, e em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Ensino Jurídico (IBEJ). Mestre em Responsabilidade Civil pela Universitat de Girona – Espanha.

  • Mércia Deodato Do Nascimento

    Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Graduada em Letras (Português-Inglês) –pela Faculdade Estadual de Paranavaí (FAFIPA/PR) e em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA/PR) Pós-Graduanda em Direito, Tecnologia e Justiça 4.0 - ENM/DF.

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Publicado

07.10.2025

Como Citar

BAGANHA, Renata Estorrilho; DO NASCIMENTO, Mércia Deodato. PEDAGOGIA DA EMPATIA: LEITURAS E ENCENAÇÕES DE OBRAS CLÁSSICAS BRASILEIRAS NA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E INTERDISCIPLINAR DE MAGISTRADOS. REVISTA JURÍDICA GRALHA AZUL - TJPR, [S. l.], v. 1, n. 30, 2025. DOI: 10.62248/60c9kw35. Disponível em: https://revista.tjpr.jus.br/gralhaazul/article/view/229.. Acesso em: 12 out. 2025.