ARTE COMO MECANISMO DE JUSTIÇA: EXPRESSÃO CULTURAL E ARTÍSTICA, LINGUAGEM E REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NAS OBRAS LO IMPOSSIBLE E POBRES CRIATURAS: REFERENCIAIS DA ANÁLISE INTERSUBJETIVA DO DESENCADEAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

Autores

  • Flavia Jeane Ferrari Autor
  • Silvia De Jesus Martins Autor

DOI:

https://doi.org/10.62248/zyrwjm51

Palavras-chave:

Pobres Criaturas; Lo Impossible; violência doméstica; linguagem; Justiça.

Resumo

109
O presente artigo examina, num viés jurídico e artístico, o filme Poor Things (Pobres Criaturas) e a escultura Lo Impossible, com a finalidade de refletir sobre a desigualdade que permeia a convivência entre homens e mulheres, notadamente com relação à linguagem, que interfere diretamente na convivência. Na representação simbólica das duas obras, uma cinematográfica e outra visual é possível analisar a violência doméstica e familiar contra a mulher, suas nuances e consequências, por meio de representações e narrativas que levam a compreensão destes referenciais da análise intersubjetiva do desencadeamento da violência contra a mulher. A metodologia utilizada será mista, com viés qualitativo, método bibliográfico e análise de artes, com a finalidade de levar o leitor à reflexão, com base nas duas obras, acerca da dualidade de pensamentos e sentimentos nas perspectivas femininas e masculinas construídos pelas diferenças de gênero, que muitas vezes resultam na violência doméstica. Conclui-se que a arte pode ser um mecanismo eficiente no combate às diversas formas de violência contra a mulher, aliando-se a toda a legislação em vigor e todos os mecanismos de políticas públicas e de entidades não governamentais, na busca de Justiça para as mulheres.

Biografia do Autor

  • Flavia Jeane Ferrari

    Doutoranda e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba-UNICURITIBA. Experiência na área jurídica como assessora de Magistrado e Desembargador (1 e 2 Grau). Foi Oficial Judiciária na Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Escrevente Juramentada; Conciliadora; Consultora jurídica na FG Soluções Ambientais. Advogada inscrita na OAB-PR. Coordenadora da ESA da Subseção OAB-Lapa-PR. Autora de livro nacional e internacional pela Juruá Editora. Professora na graduação de Direito e Gestão de Serviços Judiciais Notariais no Centro Universitário do Paraná - UNIFAESP/UNIENSINO. Professora Conteudista. Professora de pós graduação.

  • Silvia De Jesus Martins

    Mestranda pela Universidade Norte do Paraná, UENP. Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera- Uniderp. Mediadora pelo Conselho Nacional de Justiça. Analista Judiciária Sênior junto ao Tribunal de Justiça do Paraná.

Referências

MARTINS, Maria. Escultura Lo Impossible. Dimensões físicas: 182 x 175 x 91 cm. Técnica artística: gesso. Exposta no MALBA – Museo de Arte Latino-americano de Buenos Aires, Argentina. 1945. Disponível em (https://artsandculture.google.com/asset/lo-imposible-maria martins /gwH2uWVFrhuyZg?hl=es).Acesso em 15.05.2025.

CAPANEMA. Rafaela. Núcleo Jor.br. Floresta: urso ou homem? Disponível em https://nucleo.jor.br/garimpo/floresta-urso-ou-homem/. Acesso em 2 de maio de 2024. GALVÃO. Julia. Identificar a violência psicológica é o primeiro passo para denunciá-la. Jornal da Usp. Radio Usp, São Paulo, 22 de setembro de 2020. Disponível em https://jornal.usp.br/radio-usp/identificar-a-violencia-psicologica-e-o-primeiro-passo-para-denuncia-la/ Acesso em 02 de maio de 2024.

TOMASELLI. Deborah. Crítica de cinema comenta “Pobres Criaturas”, filme candidato ao Oscar 2024. Jornal da UFG, Goiás, 08 de março de 2024. Disponível em : https://jornal.ufg.br/n/179626-critica-de-cinema-comenta-pobres-criaturas-filme-candidato-ao-oscar-2024, acesso em 02 de maio de 2024.

IMP: INSTITUTO MARIA DA PENHA: CICLO DA VIOLÊNCIA: Saiba identificar as três principais fases do ciclo e entenda como ele funciona. Disponível em https://www.institutomariadapenha.org.br/violencia-domestica/ciclo-da-violencia.html

MOURA, Henrique. Msc . Pobres criaturas: quando o cinema e a comunicação andam juntos. Linkedin.com. 19.02.2024. Disponível em https://www.linkedin.com/pulse/pobres-criaturas-quando-o-cinema-e-comunica%C3%A7%C3%A3o-andam-moura-msc-wkuhf/. Acesso em 02 de maio de 2024.

POOR THINGS (POBRES CRIATURAS). Diretor Yorgos Lanthimos, lançado em 1 de fevereiro de2024 No cinema | 2h.Classificação: Comédia, Drama, Fantasia, Romance, Ficção Científica. Roteiro Tony McNamara. Elenco: Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe. Título original Poor Things. Disponivel em https://www.adorocinema.com/filmes/filme-290065/. Acesso em03.05.2024 .

SCHIMIDT, Selma: Superlotação: um problema para quem usa metrô no Rio. O Globo Rio. 20.12.2015. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/superlotacao-um-problema-para-quem-usa-metro-no-rio-18338251 Acesso em 02 de maio de 2024.

SECHI, Fabiane. Pobres criaturas. Revista Cult, São Paulo, 6 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/pobres-criaturas/. Acesso em: 2 de maio de 2024.

VALLE, Bortolo. A filosofia da psicologia em Ludwig Wittgenstein: Sobre o “plano de tratamento dos conceitos psicológicos”. Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 102-111

Publicado

14.08.2025

Como Citar

FERRARI, Flavia Jeane; MARTINS, Silvia De Jesus. ARTE COMO MECANISMO DE JUSTIÇA: EXPRESSÃO CULTURAL E ARTÍSTICA, LINGUAGEM E REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NAS OBRAS LO IMPOSSIBLE E POBRES CRIATURAS: REFERENCIAIS DA ANÁLISE INTERSUBJETIVA DO DESENCADEAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. REVISTA JURÍDICA GRALHA AZUL - TJPR, [S. l.], v. 1, n. 30, 2025. DOI: 10.62248/zyrwjm51. Disponível em: https://revista.tjpr.jus.br/gralhaazul/article/view/220.. Acesso em: 19 ago. 2025.