QUANDO A JUSTIÇA LÊ: O GRUPO DE ESTUDOS DE JUÍZES E JUÍZAS SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA E LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.62248/6k1yk049Resumo
O artigo apresenta a trajetória do Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa e Literatura Ruth Bader Ginsburg, vinculado à EMAP, que desde 2020 promove a articulação entre práticas restaurativas e leitura literária como estratégia de formação continuada de magistrados e magistradas. O objetivo é demonstrar como a literatura pode contribuir para o aprimoramento técnico e humano da atuação judicial. A metodologia adotada é descritiva e qualitativa, estruturada em quatro seções: gênese do grupo, dinâmica dos encontros, desdobramentos institucionais e impactos formativos, com base em survey e relatos dos participantes. Conclui-se que o grupo promoveu avanços significativos na escuta ativa, empatia, argumentação, humanização da prática jurídica e fortalecimento de vínculos, reafirmando a leitura como ferramenta de transformação pessoal e institucional.
Referências
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