O USO ANDRAGÓGICO DE NARRATIVAS, ENCENAÇÕES E SIMULAÇÕES NA ENFAM E NA EJUD-PR: UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE MAGISTRADOS E SERVIDORES

Autores

  • Roberto Portugal Bacellar Autor

DOI:

https://doi.org/10.62248/ekeee767

Resumo

Este artigo explora o potencial do uso de narrativas, encenações (role-play) e simulações na formação de magistrados e servidores em escolas judiciais, com foco em experiências da ENFAM e da EJUD-PR. O objetivo é demonstrar os benefícios de integrar essas metodologias ativas ao currículo da educação judicial para promover uma formação jurídica inovadora e de excelência. Abordam-se fundamentos teóricos como a andragogia, a aprendizagem significativa e experiencial, com base em autores como Le Boterf, Knowles, Kolb, Schön e Ausubel, além de exemplos práticos já aplicados em escolas judiciais brasileiras que evidenciam o impacto positivo dessas abordagens. Conclui-se que a incorporação de narrativas, encenações e simulações no ensino judicial favorece uma formação mais humana e eficaz, desenvolvendo empatia, reflexão ética e competências essenciais para a prática jurídica contemporânea.

Biografia do Autor

  • Roberto Portugal Bacellar

    Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Diretor-Geral da Escola Judicial do Paraná- EJUD. Doutor em Direito pela Uninove-SP. Professor do corpo permanente do Mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam.

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Publicado

14.08.2025

Como Citar

ROBERTO PORTUGAL BACELLAR. O USO ANDRAGÓGICO DE NARRATIVAS, ENCENAÇÕES E SIMULAÇÕES NA ENFAM E NA EJUD-PR: UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE MAGISTRADOS E SERVIDORES. REVISTA JURÍDICA GRALHA AZUL - TJPR, [S. l.], v. 1, n. 30, 2025. DOI: 10.62248/ekeee767. Disponível em: https://revista.tjpr.jus.br/gralhaazul/article/view/214.. Acesso em: 19 ago. 2025.